TIPOS BASICOS DE REPRODUÇÃO
A palavra reprodução vem do verbo REPRODUZIR, que significa produzir novamente. A palavra reprodução pode apresentar vários sentidos. Um dos sentidos que ela [Reprodução] pode nos trazer, é a reprodução humana. Nesse post irei falar um pouco mais sobre os tipos básicos de reprodução.
A reprodução humana é a capacidade que o ser humano tem de reproduzir descendentes.
Existem 2 tipos de reprodução, a reprodução sexuada ou gâmica e assexuada ou agâmica.
1. REPRODUÇÃO SEXUADA (GÂMICA)
A reprodução sexuada consiste em reproduzir - se com a utilização de gametas. Os gametas são: os espermatozoides que é o gameta masculino, e os óvulos que é o gameta feminino. Aonde a união desses dois gametas designam uma célula denominada célula - ovo(zigoto) gerando assim um feto. A criança agora gerada com a união gâmica recebe cromossomos que definem o sexo do feto, ou seja 23 cromossomos paternos e 23 cromossomos maternos totalizando 46 cromossomos. O homem tem 2 tipos cromossômicos em sua espermatozoide que são: O tipo X e o tipo Y, e a mulher tem apenas um tipo cromossômico que é o tipo X. Contando que a mulher só tem o cromossomo X, caso o homem libere o cromossomo também X, irá formar um feto do sexo feminino. Caso seja liberado o cromossomo Y pelo homem, que será recebido pelo óvulo X da mulher, irá formar um feto do sexo masculino.
Conforme apresenta o esquema acima, a meiose também está presente após a união gâmica e após a formação da célula - ovo.
2. REPRODUÇÃO ASSEXUADA (AGÂMICA)
Diferentemente da reprodução sexuada, a reprodução assexuada não utiliza gametas.
nesse tipo de reprodução ocorre o desprendimento de uma ou mais células de um ser gerador para dar origem a outro. O que torna os seres geneticamente idênticos.
Quais os seres que se reproduzem de forma assexuada?
Vermes, Fungos, Bactérias, Cnidários e etc.
2.1 TIPOS COMUNS DE REPRODUÇÃO ASSEXUADA
Divisão binaria - Que consiste em uma divisão ao meio para gerar novos indivíduos, com isso o reprodutor deixa de existir. Mais comum em casos de protozoários e bactérias.
Fragmentação - neste tipo de reprodução as partes do indivíduo se separam do seu corpo e se regeneram. A partir desses fragmentos surgem novos indivíduos. Ocorre em planárias e equinodermes, como a estrela-do-mar.
Esporulacão - trata-se da origem de novos seres vivos iniciada pela formação de células reprodutivas criadas em órgãos reprodutores chamados de esporângios. Essas células, chamadas de esporos, germinam e formam os descendentes quando estão em condições favoráveis. Pode ocorrer em bactérias, protozoários e fungos.
Brotamento: ocorre pela formação de brotos que se separam do corpo dos indivíduos progenitores e desenvolvem vida independente, mas também podem se desenvolver no local onde se originaram. Esse processo faz parte de algumas bactérias, fungos, poríferos e cnidários.
Comentários
Postar um comentário