CICLOS DA MATÉRIA E NAS TRANSFORMAÇÕES E TRANSFERÊNCIAS DE ENERGIA, UTILIZANDO REPRESENTAÇÕES E SIMULAÇÕES SOBRE TAIS FATORES, COM OU SEM USO DE DISPOSITIVOS DIGITAIS .

Os ciclos biogeoquímicos, também chamados de ciclos da matéria, podem ser definidos como processos naturais em que ocorre a ciclagem dos elementos, ou seja, sua passagem do meio ambiente (componentes físico-químicos) para os organismos vivos e destes de volta para o meio. Por esses ciclos envolverem organismos vivos, o meio terrestre (parte não viva) e elementos químicos, recebem a denominação de biogeoquímicos.

  • A energia flui em um ecossistema, sendo dissipada em forma de calor, mas os elementos químicos são reciclados.
  • As formas em que um elemento — ou compostos químicos tais como a água — flue entre os seres vivos e o meio ambiente na biosfera é chamada de ciclo biogeoquímico.
  • Os principais ciclos biogeoquímicos para os organismos vivos são o ciclo da água, do carbono, do nitrogênio, do fósforo e do enxofre.
Nos ciclos biogeoquímicos, os elementos são absorvidos por seres vivos e utilizados em diversas reações químicas fundamentais para a sua manutenção e sobrevivência. Posteriormente, esses elementos retornam ao ambiente pelo processo de decomposição ou por mecanismos como a transpiração, respiração e eliminação de fezes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A EVOLUÇÃO DO METABOLISMO - HIPÓTESE HETEROTRÓFICA E AUTÓTROFA

TIPOS BASICOS DE REPRODUÇÃO

OS EXPERIMENTOS DE PASTEUR